Correr ou Não Correr! Eis a questão

Eu quero correr!!! O que tenho que fazer? Muitas pessoas chegam a mim com essa meta seguida dessa pergunta! Você é uma delas?? Pois bem, a corrida é uma atividade física super prazerosa, viciante e é mais fácil do que parece, só precisamos ter persistência e paciência.

Primeiro de tudo, você precisa escolher a corrida como sua atividade física! Pronto, já escolheu? Ótimo, meio caminho andado! Depois é preciso verificar com um médico se o seu nível de colesterol, seu coração e pulmão, e articulações (principalmente joelhos e tornozelos), permitem o início da atividade. E posteriormente, procurar um profissional de Educação Física para montar seu treino, seja você um sedentário ou não! Sempre lembrando que alimentação adequada é essencial e o uso de um tênis de qualidade com amortecedor é imprescindível!

Fique atento aos alongamentos antes e depois do treino, principalmente se você corre pela manhã ou se é um dia mais frio. Antes do treino serve para preparar o músculo e o corpo para a execução do exercício e evitar distensões musculares. Após serve para auxiliar no relaxamento muscular, acelerar a recuperação e principalmente, evitar lesões, já que um músculo muito forte e contraído provoca lesões articulares.

O descanso faz parte do treino. Logo, respeite seus limites, durma o tempo necessário, tenha intervalos adequados entre os dias de treinos e entre os estímulos durante um treino.

Não se esqueça de que um treino de Musculação (fortalecimento muscular) e um de Treinamento Funcional (equilíbrio, propriocepção, fortalecimento do core, etc) são extremamente importantes para melhorar seu desempenho e evitar lesões.

Faça um diário de treinamento anotando o tempo de corrida, as sensações sentidas, a freqüência cardíaca, etc. Anote tudo.

Comece alternando caminhada com corrida. Veja a seguir algumas sugestões de treino para quem quer começar a correr. Mas lembre-se, o acompanhamento de um profissional de Educação Física para dar continuidade no treino, auxiliar na passada correta, alterar o treino caso surja alguma eventualidade, e orientar nas dúvidas não está dispensado!

Faça esse treino sempre em dias alternados (Exemplo: segunda, quarta e sexta-feira), com treinos de fortalecimento muscular (musculação – terça e quinta-feira).

1ª semana: Caminhe 4 minutos e corra 1 minuto alternadamente até completar 30 minutos.
2ª semana: Caminhe 4 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
3ª semana: Caminhe 3 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
4ª semana: Caminhe 3 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
5ª semana: Caminhe 2 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 40 minutos.
6ª semana: Caminhe 1 minuto e corra 4 minutos alternadamente até completar 40 minutos.
7ª semana: Caminhe 1 minuto e corra 5 minutos alternadamente até completar 42 minutos.
8ª semana: Caminhe 3 minutos e corra 7 minutos alternadamente até completar 40 minutos.
9ª semana: Caminhe 5 minutos e corra 10 minutos alternadamente até completar 45 minutos.
10ª semana: Caminhe 5 minutos e corra 15 minutos alternadamente até completar 45 minutos.
11ª semana: Caminhe 5 minutos e corra 20 minutos alternadamente até completar 50 minutos.

12ª semana: Caminhe 5 minutos e corra 25 minutos alternadamente até completar 60 minutos.

13ª semana: Caminhe 5 minutos e corra 30 minutos.

14ª semana: Caminhe 5 minutos e corra 35 minutos.

  • A velocidade da corrida deve ser muito confortável, qualquer sintoma de cansaço excessivo caminhe para recuperar, mas se sentir qualquer dor, pare.
  • Você poderá alternar a corrida na rua com a corrida na esteira. Se correr na rua, cuidado com os pisos irregulares, calçadas, entre outros. Dê preferência ao percurso plano.
  • Caso o treino da semana seguinte fique difícil, não desanime, repita o treino da semana anterior. Se o treino está muito fácil, pule apenas uma semana, pois é necessário adaptar músculos, tendões e articulações.
  • Faça dos seus treinos uma rotina, só assim você dará seqüência!

Parabéns, você já pode participar de uma prova de 5km!correr

Bons treinos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s