6 Dicas Para Seu Treino Dar Resultados

Você malha, malha, malha há muito tempo e de repente seu corpo não está respondendo da mesma forma aos exercícios? Segue abaixo 6 dicas para você alcançar seus objetivos.

1 – Frequência de Treino – Será que você está seguindo exatamente a tabela que o profissional de Educação Física passou? Pode parecer que não, mas quando você não executa o treino corretamente, o corpo tende a “perder” aquilo que conquistou. Por exemplo: se sua tabela foi montada para 5 dias na semana e você só vai 3, seu corpo terá um tempo muito grande entre um exercício e outro e aí pode voltar para a estaca zero (ou próximo a ela). DICA: quanto mais vezes você malhar por semana, mais rápido será seu resultado, principalmente para aqueles que querem perder ou ganhar muito peso.

2 – Tempo de Treino – Você é daqueles que vai à academia e entre uma série e outra fica 10 minutos ou mais conversando, circulando e fazendo a social? Se a resposta foi sim, é bom rever seus conceitos. Todo treino tem um tempo exato de descanso entre as séries e as repetições (alguns devem inclusive respeitar o tempo de execução do exercício). De acordo com seu objetivo, se esse tempo de descanso e/ou execução não for o estipulado pelo profissional de Educação Física, seus resultados ficarão prejudicados. DICA: descanse somente o suficiente para conseguir reiniciar o exercício, e se seu objetivo for emagrecer, e sua tabela for tipo circuito, seu tempo de execução e descanso devem ser de acordo com que seus batimentos cardíacos fiquem um pouco altos (ou seja, você deve se manter um pouco cansado o tempo todo no treino), pois é a freqüência cardíaca alta por um tempo longo que favorece o emagrecimento.

3 – Alimentação – Como está sua alimentação? Você está comendo uma média de 5 a 6 vezes por dia? Todos temos que comer, inclusive aqueles que querem emagrecer. Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo tende a baixar o metabolismo para conseguir realizar as atividades do dia; assim, quando nos alimentamos, além de comermos mais do que precisaríamos, qualquer tanto que entrar o corpo guardará como reserva. Comer de 5 a 6 vezes no dia não quer dizer engolir um sanduíche toda hora. Faça as refeições principais (café da manhã, almoço e janta), com qualidade e as outras faça um lanche simples, tipo bolacha de água e sal, ou um suco, ou uma barrinha de cereal, ou um iogurte, etc. DICA: Se quer emagrecer, evite comer nos primeiros 40 minutos após o treino, pois o corpo “queima a gordura” muito mais após do que durante o treino. Mas se que hipertrofiar, coma um pouco de carboidrato logo após o treino, e 1 hora depois que malhou dê preferência para a proteína, pois é nessa hora que o corpo vai “aumentar” suas fibras musculares, levando à hipertrofia. Se tiver condições procure um nutricionista especialista em nutrição desportiva.

4 – Tempo de Descanso – Você está dando o devido tempo de descanso de um dia para o outro? Como estão suas noites de sono? Tem ido malhar sem ter dormido o suficiente? E seu nível de estresse, como vai????? Aquele velho ditado popular de que se não malhar direito “queima o músculo” tem sua razão de ser. O músculo e o corpo precisa do tempo certo de descanso para conseguir se recompor e aumentar suas reservas, caso contrário ele diminui a resistência, e quando for solicitado no exercício, utiliza como fonte de energia o que tem. Mesmo os que querem emagrecer devem seguir corretamente o tempo de descanso estipulado pelo profissional de educação física. DICA: durma bem, diminua seu estresse (este libera hormônios catabólicos, que não deixam o músculo hipertrofiar), não malhe o mesmo grupo muscular dois dias seguidos (se seu objetivo é hipertrofia).

5 – Mudança de Tabela – Sua tabela é mudada com que freqüência? Você está seguindo seu treino corretamente e mesmo assim fica meses sem mudar a tabela? O corpo acostuma, ou melhor, se adapta aos estímulos oferecidos a ele, tanto no que diz respeito à carga, como aos exercícios escolhidos. Os músculos se adaptam em torno de 2 semanas ao estímulo, mas tendões e ligamentos, levam um tempo maior, geralmente em torno de 3 a 4 semanas, conforme o método de treinamento que estiver fazendo. DICA: avise ao seu professor de Educação Física quando já tiver passado 3 ou 4 semanas que iniciou aquele treino, assim ele terá oportunidade de mudar seu treino (métodos, cargas, exercícios, aparelhos, etc) de forma a otimizar seus resultados.

6 – Você está Mentindo para seu Professor de Educação Física? – Quando seu professor pergunta como está seu treino, você é sincero? Quando ele vai estipular a carga do seu exercício, e pergunta se poderia aumentar ou diminuir, a resposta é verdadeira? Quando ele vira as costas, a execução do exercício, que exige muita disciplina (e às vezes careta!), é feita corretamente? Tudo interfere na resposta metabólica do nosso corpo. Quando seu professor determina qual tipo de treino deverá ser feito, é porque ele sabe que para conseguir determinada resposta metabólica é necessário seguir à risca o que diz. DICA: observe exatamente como você está seguindo e executando seu treino. Veja se realmente aquela é a carga necessária para atingir seu objetivo; Se ao executar o movimento, sua postura (ou má postura) está interferindo no resultado; Se você poderia se esforçar mais, empenhar mais, se dedicar mais.

Dessa forma, acho difícil não conseguirmos resultados satisfatórios com o treino. Mas lembre-se: tudo depende de quanto tempo está treinando. Todo mundo tem um limite e se você está fazendo o mesmo tipo de atividade (musculação, hidroginástica, spinning, etc) há muito tempo, talvez seja bom dar um tempo, mudar o estímulo (o profissional de Educação Física saberá te orientar), e depois retornar à atividade inicial!!!  Boa Sorte e Sucesso no seu Treino!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s